8 coisas que organizadores profissionais nunca fazem

É difícil manter a casa organizada? Pode ser que você esteja cometendo alguns dos erros desta lista, dos quais os organizadores profissionais passam longe

São Paulo – Quem nunca penou para deixar a casa organizada? Para alguns, as mesas estão sempre cheias de objetos, tudo parece fora do lugar e a bagunça se acumula progressivamente.

Ninguém precisa viver essa aflição! Com ajuda da expert em organização Melissa Michaels, o site My Domaine reuniu erros que os profissionais nunca cometem – e podem te auxiliar a manter sua casa nos trinques.

Erro 01. Deixar as mesas vazias

Evite, a todo custo, tirar tudo de cima das mesas quando arrumar sua casa – principalmente se o móvel costuma ficar lotado de objetos aleatórios. Identifique as áreas em que a bagunça se acumula e coloque bandejas bonitas no lugar! Além de darem um toque de estilo à composição da mesa, elas dão um lar aos pequenos itens que se perdem por aí, das chaves ao seu celular e até mesmo o passe de ônibus.

Erro 02. Deixar roupas de outras estações em seu armário

A partir do momento que as portas do seu armário não fecham de tantas roupas guardadas, não dá para negar a necessidade da organização. A dica de Melissa é tirar todas as roupas de outras estações do armário – como os casacos de inverno pendurados nos cabides quando está um calor desértico na rua. Para maximizar o espaço, já que eles precisam ser guardados em algum lugar, invista em bolsas seladas a vácuo!

Se organizar não é suficiente, experimente o truque do cabide para desapegar das peças de vestuário com mais facilidade: “Pendure todos os seus cabides para trás”, disse a organizadora, ao My Domaine “sempre que usar um item, coloque-o de volta ao closet com o cabide para frente”. Se após um ou dois meses o cabide ainda está virado para trás, é porque a roupa não é usada o suficiente e deve ser doada!

Erro 03. Não codificar o armário

Já pensou em criar um código de organização? Afinal, se você tiver um método para guardar as roupas no armário, é muito mais fácil deixa-las sempre arrumadas. Melissa as organiza primeiro por categorias, separando-as em seguida por ordem de tamanho, da mais curta para a mais longa. Em ordem, ela pendura as calças, então as blusas, seguidas dos suéteres maiores ou as jaquetas, e por fim os vestidos. Para os acessórios, como os cintos, ela sugere deixá-los em ganchos ou enrolá-los em um cabide regular.

Erro 04. Possuir muitas toalhas

Se o espaço para vestimentas no armário já está escasso, imaginamos a área destinada a roupas de cama e banho! Atente-se principalmente à quantidade de toalhas que você possui: de acordo com Melissa, são necessárias apenas duas toalhas por pessoa.

Erro 05. Não arquivar os papéis

O segredo para controlar o acúmulo de papeis é ter um lugar próprio para deixá-los. Encontre um cantinho próximo à entrada de casa – garantindo que nenhuma carta fique largada por aí – ou no escritório. Deixe também um triturador ou lixo para reciclagem separado próximo à gaveta, caixa ou móvel designado aos papeis, descartando imediatamente o que você não deseja mais guardar.

Erro 06. Ter apenas um cesto de roupas

Fuja das roupas largadas sobre a cama, a cadeira e o chão do quarto! Tenha cestos estrategicamente colocados não apenas no banheiro, mas em cada um dos dormitórios.

Erro 07. Não usar espaço para pendurar

A casa bem organizada tem sua capacidade de guardar objetos aumentada a partir dos truques de décor. Um deles é aproveitar ao máximo o espaço vertical, constantemente esquecido por todos! Ganchos atrás de algumas portas e no hall já fazem uma grande diferença. Experimente!

Erro 08. Manter listas de afazeres em papel

É importante organizar não só os itens da casa, mas também suas tarefas. Porém, é completamente contra produtivo se as listas se acumulam em cima da escrivaninha. Para evitar pilhas de lembretes sobre a mesa, planejes atividades em um quadro de cortiça ou uma lousa pintada na porta de um armário, por exemplo.