3 lugares para visitar na terra do “Senhor dos Anéis”

Nova Zelândia é o cenário dos filmes que adaptaram a obra de J.R.R. Tolkien

Imagine passar suas férias na Terra-média. Quem não conhece esse lugar provavelmente não é fã da trilogia “O Senhor dos Anéis”, do escritor J.R.R. Tolkien. A trama em que homens, hobbits, elfos, anões, orcs e outras criaturas fantásticas participam da Guerra do Anel conquistou o mundo há décadas. E ficou ainda mais conhecida depois que foi lançada nos cinemas, entre 2001 e 2004.

Mas é possível visitar lugares do universo de “O Senhor dos Anéis”? Sim, pelo menos os cenários mostrados nos filmes – eu mesmo fiz isso, em junho deste ano. É que a trilogia foi gravada na Nova Zelândia. Ou seja, se você viu as produções e achou os lugares bonitos, provavelmente vai gostar desse país perdido do outro lado do mundo.

Desde o lançamento da trilogia nos cinemas, milhares de pessoas fizeram viagens para a Nova Zelândia só para conhecer a Terra-média, o nome do lugar fictício onde ocorre a trama criada por Tolkien. E o interesse deve aumentar em dezembro, quando ocorre o lançamento mundial do primeiro filme da trilogia “O Hobbit”, que conta o que aconteceu antes das aventuras mostradas em “O Senhor dos Anéis”. Centenas de lugares do país são mostrados nos longas-metragens – tanto na primeira trilogia quanto na que será lançada em breve. Veja três deles.

O Condado

Sabe o lugar que aparece no começo do filme “A Sociedade do Anel”, onde moravam os hobbits? O cenário para representar o “Condado” não só ainda existe como voltou a ser set de gravação e vai aparecer no primeiro da trilogia “O Hobbit”. O condado real se chama Hobbiton e fica perto Auckland, maior cidade da Nova Zelândia. E sim, está aberto para a visitação.

Mordor

A Mordor do Tolkien é um lugar desolado onde vive o Sauron, o vilão da história e dono do tal anel do poder. Já a Mordor real fica numa reserva ecológica e não é nada desolada. É que muitas das cenas foram gravadas no Parque Nacional Tongariro. Se Mordor tem a Montanha da Perdição, o único lugar onde o Um Anel pode ser destruído, Tongariro conta com três vulcões ativos e até algumas estações de esqui.

Rio Anduin

Você provavelmente nunca ouviu falar do rio Waiau, mas já o viu. Esse rio, que fica perto de Wellington, capital da Nova Zelândia, apareceu no final do filme “A Sociedade do Anel”. Nas telonas era chamado de rio Anduin. Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) se separaram dos seus companheiros de viagem ali. 


Rafael Sette Câmara, jornalista e blogueiro do 360meridianos Rafael Sette Câmara é formado em jornalismo pela UFMG e também escreve para o blog 360meridianos