12 dicas culturais para aproveitar no mês de agosto

Entre cinema, shows, exposições e passeios, aproveite o mês que começa agora

Dizem que agosto é um mês sem fim. Se é verdade, não podemos dizer, mas pelo menos temos a certeza de que, com nossas sugestões, você vai poder aproveitar muito o que ele tem a oferecer esse ano. Dá uma olhada na nossa seleção e monta logo sua agendinha.

Música

Os Novos Baianos voltam a se apresentar oficialmente esse mês, com dois shows em São Paulo, dias 12 e 13 no Citibank Hall. Em setembro, eles continuam a turnê, passando pelo Rio e por BH.

Além disso, em SP vai rolar esse mês o Jazz na Fábrica, festival de jazz do Sesc Pompeia. Serão 20 atrações vindas de 9 países diferentes.

No Rio, a banda paulista As Bahias e a Cozinha Mineira, que tem vocalistas trans, se apresenta dia 25 no Teatro Rival Petrobras. Em SP, eles também fazem show, um pouquinho antes disso: com Jaloo no Centro Cultural São Paulo, dia 6, e no Festival Fora da Casinha II, no Unibes Cultural, dia 7.

Mostra

De 28 de julho a 21 de agosto, vai estar rolando na Cinemateca Brasileira, em SP, a Retrospectiva Glauber Rocha. A entrada é franca, e a mostra conta com alguns dos maiores clássicos do cinema brasileiro, como “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, “Terra em Transe” e “A Idade da Terra”.

Cinema

Os cinemas recebem este mês um filme muitíssimo esperado há um bom tempo: Esquadrão Suicida. Com Jared Leto, Cara Delevingne e Will Smith, o filme conta uma história diferente das que costumam rolar em filmes de super-heróis: aqui, tudo é apresentado pela perspectiva dos vilões. Além desse, também chegam às salas esse mês o gracinha Pets – A Vida Secreta dos Bichos e um remake de um clássico de 1959: Ben-Hur.

Muito além dos Jogos

A programação das Olimpíadas no Rio de Janeiro conta com muitas atrações fora das quadras. Vários blocos tradicionais do carnaval carioca estarão, nesse agosto, festejando como se fosse fevereiro. É o caso do famoso Cordão da Bola Preta e do Simpatia É Quase Amor.

Para quem quer conhecer novos povos, os países participantes nos jogos também vão trazer cultura: muitos deles montaram para os jogos casas exclusivas, que vão trazer uma programação super interessante ao longo da competição.

Pra não dizer que não falei das flores

Entre 5 e 7 de agosto, o Parque do Carmo, na Zona Leste de São Paulo, sedia a 38ª Festa das Cerejeiras. A tradição é simples: sentar embaixo das árvores para contemplá-las – o que os japoneses chamam de “hanami”. Além disso, rolam ao mesmo tempo no local muitas atrações da cultura japonesa.

Exposição

Art of The Brick, exposição com incríveis esculturas feitas de Lego, do artista Nathan Sawaya, tem sua inauguração no dia 11 de agosto, na Oca do Ibirapuera, em SP. As obras são reconstruções de grandes marcos da história da arte, como “O Grito”, de Edvard Munch.

Netflix

Para o mês sem feriados, o serviço de streaming trará muitas boas novidades! Na lista das estreias de agosto, você pode assistir The Get Down, a nova série original da Netflix sobre o início do hip-hop, que promete contar uma história com uma trilha incrível.