Veja o peso de todas as grandes economias em um único diagrama

Os EUA respondem por praticamente um quarto do PIB global, 10 pontos percentuais na frente da China, enquanto o Brasil tem só 2,39%

São Paulo – Em peso econômico, ninguém ainda consegue rivalizar com os Estados Unidos.

É o que fica claro em um diagrama criado pelo site de informação de custos HowMuch.net com dados das 40 maiores economias do planeta atualizados pelo Banco Mundial em fevereiro.

Os EUA respondem por praticamente um quarto do PIB global, 10 pontos percentuais na frente da segunda colocada (China) e o mesmo que todos os países da 3ª até a 10ª posição combinados.

A divisão dos continentes por cores mostra a importância da Ásia, com um terço do PIB global, enquanto a Europa tem um quinto.

O Brasil é a 9ª maior economia do mundo, atrás da Itália e na frente do Canadá, e responde por apenas 2,39% do PIB mundial.

Veja na figura (aqui em versão maior):

Diagrama que mostra peso das economias no PIB global

Na conta por paridade de poder de compra, que considera rendimentos e custo de vida para neutralizar a diferença de força entre as moedas, a coisa muda bastante de figura.

A China já é a maior economia do planeta e assim deve continuar até 2050, segundo relatório recente da consultoria PwC.

Já os Estados Unidos devem ser desbancados do segundo lugar pela Índia, hoje em terceiro, enquanto o Brasil iria de 7º para 5º.

Veja o diagrama do HowMuch.net no Twitter:

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. José Afonso Pereira

    Ótimo infográfico.