Veja o comércio global se movimentando em um mapa interativo

Mapa mostra como US$ 15,6 trilhões se movimentaram em 2015; Alemanha, China e Estados Unidos aparecem em destaque

São Paulo – O mercado global de importações foi de US$ 15,6 trilhões em 2015, de acordo com dados das Nações Unidas.

Para deixar compreensível um fluxo dessa magnitude, uma boa ferramenta são os mapas interativos .

Em abril do ano passado, um deles foi desenvolvido pelo Instituto de Energia da University College de Londres com base na movimentação de navios em 2012.

Agora, foi a vez de Max Galka, um empreendedor de Nova York especialista em visualização de dados, fazer um mapa próprio do comércio global com a ferramenta Blueshift.

Cada ponto representa 1 bilhão de dólares, e cada cor um tipo de produto: azul para comida, vegetais e animais, verde para setor químico e mineral, rosa para plásticos, roxo para roupas e acessórios, cinza para produtos de papel ou madeira, amarelo para pedra, vidro e metal, laranja para máquinas e equipamentos elétricos, vermelho para produtos de transporte e marrom para os outros.

O que fica claro à primeira vista é a importância de três países específicos para o fluxo global: Estados Unidos, China e Alemanha.

Os dois primeiros podem estar prestes a entrar em um conflito justamente nessa seara, considerando a retórica de campanha e as indicações de Donald Trump.

Ele nomeou Peter Navarro, economista com longo histórico de críticas à China, para comandar um novo Conselho Nacional de Comércio da Casa Branca.

Veja um resumo em vídeo do mapa interativo de comércio:

E uma explicação de como ele foi feito: