Van Rompuy destaca sinais de recuperação da Espanha

Van Rompuy destacou os primeiros sinais de recuperação espanhola durante um debate sobre como equilibrar as políticas de austeridade e o crescimento econômico

Bruxelas – O presidente permanente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, destacou nesta quinta-feira a estabilização da taxa de risco espanhola e os bons resultados das exportações do país como exemplos do bom caminho rumo à recuperação empreendido na eurozona.

Van Rompuy destacou os primeiros sinais de recuperação espanhola durante um debate sobre como equilibrar as políticas de austeridade e o crescimento econômico organizado pelo grupo Friends of Europe em Bruxelas.

“As reformas estão começando a mostrar resultados e só é preciso ver os dados em aumento das exportações em países como a Espanha, Portugal e República da Irlanda”, disse Van Rompuy.

“Na maioria de países da eurozona ainda não se veem os resultados em termos de emprego e crescimento, mas se verão em um estágio próximo”, previu.

Van Rompuy lembrou que “há algumas semanas a pergunta não era se a zona do euro colapsaria ou não, mas quando” e apontou que “felizmente agora isso passou”.

“Vamos convencer o resto do mundo com resultados e é verdade que está levando mais tempo do que quereríamos, mas vai chegar”, assinalou o presidente do Conselho europeu.

“Minha análise é que estamos em um bom caminho. Vamos demonstrar que a moeda única é um processo irreversível”, disse.

Rompuy explicou que “tudo isto não são só palavras, mas também resultados”, ao mesmo tempo em que apontou que “a queda da estabilização de o prêmio de risco na Espanha, Itália, Bélgica e França… São sinais muito evidentes que vamos em boa direção”.