Salário acaba antes do mês para 73% dos brasileiros

Pesquisa apontou que maior parte dos consumidores usa cartão de crédito para despesas fixas

São Paulo – “Sobra mês no fim do salário” é uma expressão bem humorada para retratar um problema real no bolso do brasileiro, que agora foi comprovado por pesquisa. Um estudo realizado pelo IBOPE, sob encomenda do Instituto GEOC (especializado em gestão de cobrança) e da Serasa Experian, apontou que para 73% dos brasileiros, o salário costuma acabar antes do final do mês.

Esse percentual é formado por dois perfis: as pessoas que responderam que “normalmente falta” dinheiro (42%), e as pessoas que responderam “tem mês que falta, têm mês que sobra” (31%). Apenas 25% dos entrevistados disseram que sobra dinheiro no final do mês e o restante dos entrevistados preferiu não responder essa pergunta ou disse que não sabia.

A pesquisa também apontou o comportamento dos brasileiros sobre despesas fixas. Segundo o estudo, 54% dos entrevistados utiliza atualmente o cartão de crédito.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 de agosto e 18 de setembro. O estudo separou os entrevistados em dois perfis: os adimplentes, que corresponderam a 77% dos consultados, e os inadimplentes (quem não está em dia com qualquer pagamento do mês anterior), que são 23% das pessoas.