Relicitação de Viracopos entrará em PPI no final do mês

No fim do mês passado, o acionistas da concessionária de Viracopos decidiram iniciar o processo de devolução negociada da concessão

Brasília – O governo federal vai incluir no final do mês a relicitação do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no escopo das concessões do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), disse à Reuters o secretário Especial da Secretaria do PPI, Adalberto Vasconcelos.

No fim do mês passado, os acionistas da concessionária de Viracopos decidiram iniciar o processo de devolução negociada da concessão, que prevê a relicitação do ativo.

Controlada por Triunfo Participações e UTC, a concessionária teve dificuldades financeiras para seguir com o contrato, entre outros motivos, pela frustração nas projeções de crescimento da demanda no aeroporto.

A expectativa de Vasconcelos é que o leilão para escolher um novo concessionário para Viracopos ocorra o ano que vem.

A reunião do conselho do PPI, a terceira desde que o programa foi criado, também deve incluir novas concessões de rodovias, terminais portuários, linhas de transmissão de eletricidade, “e devemos ter muita coisa na área de petróleo”, disse.

Ferrovias

O secretário do PPI disse ainda que no dia 29 de setembro deve ser iniciada a consulta pública com a proposta do edital para o leilão de concessão da Ferrogrão, ferrovia a ser construída entre o Mato Grosso e o Pará.

“O leilão da ferrovia deve ocorrer no início de 2018”, disse Vasconcelos.

Avaliada em cerca de 12 bilhões de reais, a Ferrogrão deverá ter 1,1 mil quilômetros de extensão e ligará as regiões produtoras de grãos do Centro-Oeste ao porto paraense de Miritituba.

Vasconcelos disse também que a versão final do edital de concessão da ferrovia Norte-Sul deve sair em dezembro deste ano.

A proposta de edital da Norte-Sul foi colocada em audiência pública no fim de junho.

O leilão contempla cerca de 1,5 mil quilômetros de ferrovias, já construídos, entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’Oeste (SP), a um preço mínimo de 1,631 bilhão de reais.

Veja também