Produção industrial dos EUA fica estável, mas manufatura sobe

A produção manufatureira geral subiu 0,3%, apesar de um declínio na produção automobilística após uma forte alta em janeiro

Washington – A produção industrial dos Estados Unidos ficou estável em fevereiro, com uma forte queda na produção no setor de mineração ofuscando o terceiro mês consecutivo de ganhos da produção das fábricas, informou nesta sexta-feira o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos.

A produção manufatureira geral subiu 0,3 por cento, apesar de um declínio na produção automobilística após uma forte alta em janeiro. As montadoras têm tentado encontrar a demanda que foi prejudicada pela falta de modelos populares depois os desastres naturais no Japão no começo do ano passado interromperem as cadeias de fornecimento.

A forte queda na produção do setor de mineração refletiu em parte um recuo na extração de gás natural. Um incomum inverno mais quente reduziu a demanda por gás natural e levou a uma forte queda nos preços.

A utilização de capacidade instalada, uma medida de quão próximas estão as fábricas e as mineradoras do máximo de produção, esteve em 78,7 por cento, 1,2 ponto percentual acima de seu nível de um ano antes, mas 1,6 ponto percentual abaixo de sua média de longo prazo.