Problemas na produção de petróleo compensam sobreoferta

As interrupções na oferta do Canadá, que a consultoria Energy Aspects estimou que agora totalizam 1,6 milhão de barris por dia

Londres – Os preços do petróleo subiam nesta terça-feira, guiados por interrupções na produção no Canadá e em outros locais que afetaram a oferta em 2,5 milhões de barris por dia e compensaram temporariamente preocupações com os elevados estoques globais e a perspectiva de um excedente de produtos refinados.

Apesar dos problemas na produção indo do Canadá à Nigéria, os preços do petróleo registram queda cerca de 2% até o momento nesta semana, afetados por preocupações de que mesmo reduções na oferta possam ter pouco efeito sobre o crescimento dos estoques.

O petróleo Brent subia 0,61 dólar, ou 1,4%, a 44,24 dólares por barril, às 9:40 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,16 dólar, ou 0,37%, a 43,6 dólares por barril.

Autoridades canadenses que fizeram uma rápida visita à cidade de Fort Murray, no Canadá, onde incêndios florestais eclodiram e interromperam uma significativa produção de petróleo local, disseram que quase 90% dos edifícios da região foram poupados da destruição pelas chamas.

As interrupções na oferta do Canadá, que a consultoria Energy Aspects estimou que agora totalizam 1,6 milhão de barris por dia, levaram o total de campos com produção paralisada globalmente a mais de 2,5 milhões de barris por dia desde o início do ano.