Preços ao consumidor na zona do euro fecham ano acima do esperado

Eurostat informou nesta quarta-feira que os preços nos 19 países que usam o euro subiram 1,1 por cento na comparação anual no mês passado

Bruxelas – Os preços ao consumidor da zona do euro subiram mais rápido do que o esperado em dezembro, segundo estimativa da agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, impulsionados principalmente pelos maiores custos de energia, alimentos, álcool, tabaco e serviços.

A Eurostat informou nesta quarta-feira que os preços nos 19 países que usam o euro subiram 1,1 por cento na comparação anual no mês passado, uma aceleração ante as altas de 0,6 por cento em novembro e de 0,5 por cento em outubro.

O Banco Central Europeu (BCE) quer manter a inflação abaixo mas perto de 2 por cento e tem comprado 60 bilhões de euros em títulos da zona do euro por mês para injetar mais dinheiro no sistema bancário e estimular a alta dos preços.

A Eurostat estimou que os preços da energia saltaram 2,5 por cento na comparação anual em dezembro, o primeiro aumento em mais de um ano, enquanto os preços do alimentos, álcool etabaco aumentaram 1,2 por cento. Os preços de serviços também avançaram 1,2 por cento.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s