Aguarde...

Esporte | 19/11/2013 12:53

Perder vaga na Copa custaria 238 milhões de euros a Portugal

País joga hoje com a Suécia para garantir vaga no Mundial do Brasil em 2014, e um fracasso pode significar perdas para toda a economia

Getty Images

Cristiano Ronaldo comemora gol em jogo disputado pela seleção portuguesa

São Paulo - As expectativas são altas para a segunda partida entre Portugal e Suécia, que acontece hoje às 17:45 (horário de Brasília). Quem perder estará automaticamente de fora da Copa do Mundo do ano que vem.

Os lusitanos já saem em vantagem após terem vencido por 1 a 0 o jogo da última sexta-feira. A economia portuguesa agradece: a escola de marketing IPAM estima que o Mundial deve ter um impacto entre 200 a 609 milhões de euros.

Tudo depende de quão longe a seleção portuguesa vai chegar. Os 200 milhões de euros estão garantidos - em apostas, publicidade e direitos de transmissão - mesmo sem a participação do país.

Com a participação em três jogos, o número pula para 438 milhões de euros.

Na hipótese (improvável) de Portugal vencer o Mundial, o acréscimo econômico atinge 609 milhões de euros. Para uma economia com desemprego em 15,6% e que começa a emergir da recessão, não seria nada desprezível.

O estudo foi feito com base num modelo da UK Sports, agência estatal britânica. A previsão para o Reino Unido em caso de não-participação no torneio foi de 100 milhões de libras esterlinas em perdas só para a Associação de Futebol. 

No México, o diretor da firma de marketing esportivo DreaMatch, Rogelio Roa, estimou que o país perderia 600 milhões de dólares de forma direta e indireta se não tivesse assegurado sua vaga no torneio.

Companhias esportivas e não-esportivas contam com o evento para mostrar alguns dos astros que patrocinam, e restaurantes, bares e a mídia, entre outros setores, sentem os efeitos dos jogos sobre suas vendas.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados