Bombas, tanques e aviões

São Paulo - A Índia não é apenas a grande economia que mais cresce no mundo, mas também a que mais importa armas pesadas.

O volume desse tipo de importação aumentou 90% entre 2011 e 2015 em relação aos anos entre 2006 e 2010. No mesmo período, a participação do país no total de importações globais do setor subiu de 8,5% para 14%.

"Uma grande razão para isso é que a indústria de armas da Índia falhou, por enquanto, em produzir armas competititvas projetadas localmente", diz o relatório com os dados, lançado nesta semana pelo SIPRI (Stockholm International Peace Research Institute).

Outro destaque é a China, terceiro lugar tanto entre os exportadores quanto os importadores, e o Oriente médio, onde a importação de armas pesadas subiu 61%.

A título de comparação, o mesmo período (2011-2015) teve altas de 19% na importação da África e de 26% na Ásia e Oceania, com quedas de 6% nas Américas e 41% na Europa.

Veja a seguir quais são os 10 países que mais importam armas pesadas no mundo (e da onde elas vêm):

Tópicos: Armas, Arábia Saudita, Ásia, China, Comércio exterior, Comércio, Importações, Indústria de armas, Indústrias em geral, Indústria, Índia