São Paulo – O empresário Abilio Diniz disse em um vídeo publicado em sua página na internet que tem plena confiança no comportamento da economia brasileira em meio à crise europeia. “Os fundamentos no Brasil são muito sólidos. O país vai passar por todas as crises sem nenhuma dificuldade”, afirmou.

Diniz falou das perspectivas para o cenário econômico em 2012. Segundo ele, a economia brasileira vai sentir os efeitos da crise na zona do euro, e da desaceleração nos Estados Unidos e na Ásia. Mas o empresário diz que continua apostando na força do mercado interno do Brasil para garantir estabilidade em meio à turbulência internacional.

“Aquilo que já foi pensado para superar a crise em 2008, ou seja, trocar o consumo externo pelo consumo interno é a chave ainda. Não dá para ter expectativas de fazer grandes exportações, mas o consumo interno tem que continuar crescendo.”

Segundo o empresário, o sucesso do brasil, apoiado no mercado interno, continua dependendo da criação de empregos e da distribuição de renda.

Europa

Quanto à crise fiscal na eurozona, Diniz afirma que nenhuma das lideranças do bloco mostrou disposição para programar apertos fiscais e cortes de benefícios significativos. Para ele, a União Europeia ainda está longe de encontrar o caminho para superar a crise.

Mesmo assim, o empresário enxerga possibilidades. “Dá para cortar o que é supérfluo, mas tem que abrir caminho para gerar empregos, para o crescimento. Não vejo grandes preocupações com isso, mas, como investidor, acredito na Europa.”

Tópicos: Abilio Diniz, Personalidades, Empresários, Bilionários brasileiros, Dados de Brasil, América Latina, Desenvolvimento econômico, Crescimento, Crise econômica, Europa