Pequim -  O Banco Asiático de Infraestrutura (AIIB) abriu oficialmente para negócios neste sábado em Pequim, na China, depois de uma cerimônia formal liderada pelo presidente do país, Xi Jinping.

Representantes de 57 países participaram da cerimônia de abertura, na qual a China anunciou que destinará mais US$ 50 milhões para um fundo especial para preparar países menos desenvolvidos para projetos de infraestrutura.

Os Estados Unidos e o Japão não são membros do AIIB, argumentando que ele concorre com bancos multilaterais, como o Banco Mundial, mas Pequim afirma que o AIIB suplementa as instituições existentes e impulsionará investimentos para projetos de infraestrutura na Ásia.

O banco, pensado para o financiamento de ferrovias, portos de carga e outras estruturas comerciais, é uma parte fundamental da iniciativa "Um cinturão, uma estrada" de Pequim para estender a influência econômica da China sobre a região.

O capital inicial da instituição é de US$ 100 bilhões. O oficial chinês Jin Liqun foi nomeado o primeiro presidente do banco. Fonte: Associated Press.

Tópicos: Bancos, Finanças, Ásia, China, Pequim