Mercado de crédito deve ter expansão em 2015, prevê Acrefi

O cenário econômico atual vai impactar o mercado de crédito em 2015 e o crescimento deve ficar perto de 10%, segundo a associação

São Paulo – O cenário econômico atual, com dificuldades por conta do ajuste fiscal, vai impactar o mercado de crédito em 2015, na avaliação do economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), Nicola Tingas.

“O Banco Central (BC) avalia um crescimento de 11%, mas eu estimo algo mais perto de 10%. Este ano será um ano parado, o mercado vai andar de lado”, afirmou, durante coletiva para divulgar uma pesquisa da entidade que avalia as perspectivas para ano.

Tingas ponderou que há diversos contextos e segmentos no mercado de crédito e que é natural que algumas carteiras “tenham desempenho melhores ou piores que as outras”. “Mas no contexto geral o crédito está se retraindo. É natural que nesse ciclo da economia (mais fraca) não se tenha ganhos significativos.”

Em março, o Banco Central apresentou novas projeções para o mercado de crédito em 2015 e disse que estima que a expansão desse mercado este ano deve ser de 11%, e não mais de 12% como previa em dezembro. Com a mudança, o BC já projeta uma taxa menor para esse mercado do que a vista no ano passado, de 11,3%.