Irmão de vítima joga sapato em Breivik durante julgamento

'Assassino! Você matou meu irmão! Vá para o inferno!', gritou em inglês em várias ocasiões o indivíduo, que foi retirado da sala por vários policiais

Copenhague – Um homem jogou um sapato contra o ultradireitista e fundamentalista cristão Anders Behring Breivik nesta sexta-feira durante o julgamento em Oslo pelos atentados do último dia 22 de julho na Noruega, nos quais morreram 77 pessoas.

‘Assassino! Você matou meu irmão! Vá para o inferno!’, gritou em inglês em várias ocasiões o indivíduo, que foi retirado da sala por vários policiais, informou a televisão pública norueguesa ‘NRK’.

Breivik não foi atingido pelo sapato, que acabou acertando uma de suas advogadas, Vibeke Hein Bæra, mas sem maiores consequências.

A ação provocou os aplausos de várias pessoas presentes na sala, na qual havia familiares das vítimas e sobreviventes do massacre, enquanto outras romperam em lágrimas, segundo o site do jornal norueguês ‘VG’.

A juíza principal do caso, Wenche Elizabeth Arntzen, decretou uma pausa e o julgamento foi retomado minutos depois.

O incidente ocorreu na primeira parte da audiência de hoje, dedicada às autópsias das últimas vítimas da ilha de Utoeya, ao oeste de Oslo e onde Breivik cometeu um massacre no acampamento da Juventude Trabalhista, onde morreram 69 pessoas.

Por ordem do tribunal, não está permitida a divulgação de imagens de grande parte do julgamento, inclusive a apresentação das autópsias.