A India está vivendo um boom de bilionários

O país ganhou praticamente um bilionário por mês desde 2010 e a participação dos indianos na lista da Forbes saltou de 1% para 5%

São Paulo – A Índia está vivendo um boom de bilionários, de acordo com uma pesquisa da Ahmadoff & Company feita com base em dados da revista Forbes.

O país ganhou praticamente um bilionário por mês desde 2010 e a participação dos indianos na lista saltou de 1% para 5% nos últimos 20 anos.

A maioria dos bilionários é homem (96%) e tem famílias estáveis (só 2% casaram mais de uma vez) e não muito numerosas (o número médio de filhos é 2,3).

A pesquisa também acaba com alguns mitos, como de que os bilionários são uma casta de herdeiros: 70% deles construíram a própria riqueza. E o perfil está mudando.

2 em cada 3 bilionários dos setores imobiliários e de construção saíram da lista nos últimos 7 anos, enquanto crescia a proporção de bilionários que enriqueceram com fontes diversificadas ligadas ao consumo e produção.

Cenário

É um dos efeitos de ter uma população jovem e um crescimento econômico vigoroso, hoje na faixa de 7% ao ano, o mais alto de todas as grandes economias.

A consultoria PwC previu recentemente que em 2050 os Estados Unidos terão sido desbancados pela Índia, hoje em terceiro, no ranking das maiores economias do mundo em paridade de poder de compra.

A projeção da consultoria Euromonitor é que a nova “massa urbana” indiana aumente sua renda agregada dos US$ 366 bilhões atuais para US$ 799 bilhões já em 2020.

Outra consultoria, a McKinsey, prevê que em 2030 cada uma das 5 maiores cidades indianas terá um Produto Interno Bruto (PIB) equivalente ao de um país de renda média hoje.

Em relatório recente, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) alertou que novas reformas são necessárias para manter o ritmo de crescimento e ao mesmo tempo garantir que todos os indianos se beneficiem.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Lauriano Elmiro duarte

    Os indianos são muito fortes !!!