Grécia paga 2ª parte de empréstimo com FMI, diz porta-voz

Primeira parte do empréstimo, de 310 milhões de euros, foi paga há uma semana. A Grécia precisa devolver um total de 1,5 bilhão de euros ao FMI em março

Atenas – A Grécia vai cumprir o prazo de pagamento da segunda parte do empréstimo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) com vencimento previsto para este mês.

“A ordem de pagamento foi dada e deve ser expedida mais tarde pelo Banco da Grécia”, afirmou hoje o porta-voz do governo, Gabriel Sakellaridis.

A parcela, que vence nesta sexta-feira, é de 340 milhões de euros (US$ 360,3 milhões).

A primeira parte do empréstimo, de 310 milhões de euros, foi paga há uma semana. A Grécia precisa devolver um total de 1,5 bilhão de euros ao FMI em março.

Ontem, o primeiro-ministro Alexis Tsipras disse que a Grécia cumprirá suas obrigações financeiras, mesmo que os credores do país não liberem uma nova tranche do atual programa de ajuda de Atenas.

O comentário de Tsipras evidencia a dificuldade que a Grécia tem enfrentado em negociações com credores. Para Tsipras, a eventual não liberação de novos recursos significaria que os credores estão tentando minar o acordo com Atenas.

Autoridades europeias e do FMI estão em Atenas avaliando se a Grécia vem cumprindo as condições do programa, no valor de 240 bilhões de euros, para decidir sobre a liberação da nova tranche. Fonte: Dow Jones Newswires.