Governo autoriza venda de 190 mil t de milho de estoques públicos

Segundo o governo, poderão participar do programa criadores e agroindústrias de pequeno porte

Brasília – O governo federal anunciou nesta quarta-feira programa de vendas 190 mil toneladas de milho dos estoques públicos na modalidade balcão, que visa regularizar o abastecimento.

Poderão participar do programa criadores e agroindústrias de pequeno porte. Integrantes do mercado no Nordeste, fortemente castigado pela estiagem, poderão adquirir 140 mil toneladas do cereal liberado.

Estoques

O Brasil tem atualmente cerca de 500 mil toneladas de milho em estoques públicos, após liberar nesta quarta-feira volumes para venda direta a pequenos criadores de animais e agroindústrias, disse o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em cerimônia em Brasília.

O estoque representa apenas uma pequena fração do consumo anual do país, que ultrapassa 50 milhões de toneladas. Blairo reiterou que o governo irá lançar em breve contratos de opção, para que produtores vendam milho da nova safra para o governo, e um programa de aquisições diretas (AGF), para recompor estoques públicos, diante da expectativa de aumento da produção em 2017.