Focus volta a reduzir projeção para a Selic em 2017

Expectativa para a taxa básica de juros foi reduzida a 8%, ante previsão anterior de 8,25%. No Top-5, a expectativa é que a Selic recue ainda mais

São Paulo – Os analistas reduziram novamente a expectativa para a taxa básica de juros ao final deste ano a 8 por cento, ante previsão anterior de 8,25 por cento, de acordo com relatório semanal Focus, do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira, em um cenário de inflação cada vez mais baixa.

Na semana anterior, os analistas já haviam diminuído as previsões de Selic para este ano de 8,5 por cento para 8,25 por cento.

No Top-5, grupo que mais acerta as previsões, a expectativa é que a Selic recue ainda mais e encerre este ano em 7,75 por cento, na mediana das projeções, uma queda na estimativa da leitura anterior que era 8 por cento.

Dessa forma, os economistas consultados pela pesquisa também projetam que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve ser mais agressivo na reunião de julho, que ocorre na semana que vem, e reduzir a Selic em 1 ponto percentual, ante a expectativa de corte 0,75 ponto percentual. Atualmente, a taxa básica de juros está em 10,25 por cento.

Para 2018, a projeção do mercado para a Selic permaneceu em 8 por cento. O Top-5 vê os juros em 7,75 por cento, na mediana das projeções, ante 7,88 por cento na semana anterior.

A redução da expectativa para a taxa básica de juros vem na esteira da fraqueza da inflação. A projeção para o IPCA neste ano passou a 3,29 por cento, ante 3,38 por cento no levantamento anterior, segundo o relatório Focus. Para o ano que vem, a estimativa é de 4,20 por cento, ante 4,24 por cento.

Para o crescimento econômico, os analistas mantiveram projeção da avanço do Produto Interno Bruto (PIB) de 2017 a 0,34 por cento e de 2 por cento para 2018.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s