Fed caminha para elevar juros mais 2 vezes neste ano, diz diretor

Presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, disse que o BC americano pode ser mais ou menos agressivo dependendo das políticas fiscais

Nova York – O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, caminha para elevar os juros mais duas vezes neste ano depois do aperto monetário da semana passada, e pode ser mais ou menos agressivo dependendo das políticas fiscais e de outros efeitos sobre a economia, disse o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, nesta segunda-feira.

“Três são inteiramente possíveis”, disse Evans na Fox Business Network TV. “Conforme ganho mais confiança no cenário, posso defender três no total este ano. Se a inflação começou a acelerar, isso certamente solidificará (essa expectativa). Podem ser três, podem ser duas, podem ser quatro se as coisas realmente avançarem.”

Questionado sobre a promessa do presidente dos EUA, Donald Trump, de impulsionar a economia para uma taxa de crescimento de 4 por cento, ante cerca de 2 por cento nos últimos anos, Evans disse: “Quatro por cento seria realmente um número muito grande”.