Crescimento do varejo em janeiro contemplou 5 atividades

Varejo ampliado cresceu 0,6% em janeiro ante dezembro, apesar da retração nos segmentos de veículos e material de construção

Rio de Janeiro – Na passagem de dezembro para janeiro, cinco das dez atividades que integram o varejo ampliado registraram crescimento nas vendas, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O varejo ampliado cresceu 0,6% em janeiro ante dezembro, apesar da retração nos segmentos de veículos e material de construção.

Houve expansão nas atividades de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (12,3%); móveis e eletrodomésticos (2,4%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,4%); tecidos, vestuário e calçados (1,3%); e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%). O segmento de combustíveis e lubrificantes ficou estável (0,0%).

Já os recuos nas vendas se deram no segmento de material de construção (-0,1%); veículos e motos, partes e peças (-0,5%); livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,7%).

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista caiu 0,1% no trimestre encerrado em janeiro de 2015. No varejo ampliado, o índice de média móvel trimestral das vendas recuou 0,5% no trimestre encerrado em janeiro.