China quer controlar crédito a empresas de carvão e aço

Comissão Regulatória aconselhou os bancos a não mais apoiar companhias que estejam infringindo os planos de redução de capacidade do governo

Pequim – O órgão regulador bancário da China disse nesta sexta-feira que os bancos devem exercer controles rigorosos de crédito a empresas do setor de aço e carvão que estejam violando os cortes de capacidade, na mais recente de uma série de regulamentações que visa a reduzir os empréstimos a indústrias que sofrem com o excesso de capacidade.

A Comissão Regulatória de Bancos da China (CRBC, na sigla em inglês) aconselhou os bancos a não mais dar apoio financeiro às companhias que estejam infringindo os planos de redução de capacidade do governo, disse a CRBC em um comunicado online.

A CRBC ainda solicitou aos bancos maior consciência quanto ao “status estratégico” dos setores de carvão e aço, bem como pediu que atendam à demanda “razoável” por financiamento das empresas competitivas.

O órgão regulador disse que encoraja os credores a utilizar os recursos financeiros para fusões e restruturações nas áreas de aço e carvão.