China, Japão e Coreia do Sul iniciarão negociações para TLC em maio

O TLC é um acordo de livre-comércio entre as três principais potências econômicas da Ásia

Pequim – A China, o Japão e a Coreia do Sul irão começar, provavelmente em maio, as negociações para um acordo de livre-comércio entre as três principais potências econômicas da Ásia, informou nesta segunda-feira o jornal ‘China Daily’ citando fontes do Ministério do Comércio chinês.

‘Se não houver oposição por parte da Coreia do Sul, as conversas irão começar na primeira metade de 2012, possivelmente em maio’, afirmou a fonte, acrescentando que os estudos de viabilidade foram concluídos em dezembro.

Os detalhes do acordo provavelmente serão debatidos nas próximas cúpulas que os líderes dos três países realizam anualmente, geralmente em maio.

A informação foi divulgada no mesmo dia em que o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak inicia uma visita oficial à China, e pouco tempo depois da visita do primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda.

Segundo analistas, a recente troca de poder na Coreia do Norte foi o tema principal das conversas entre a Coreia do Sul e o Japão, porém, a China deseja desviar a atenção para questões trilaterais, como o tratado comercial.

Nos últimos 10 anos, desde que a China ingressou na Organização Mundial do Comércio, a segunda economia mundial assinou tratados deste tipo com o Chile, Peru, Costa Rica, Paquistão, Cingapura, Nova Zelândia e Taiwan.

Também assinou acordo similar com a Associação de Nações do Sudeste Asiático, a Asean, criando a maior zona de livre-comércio do mundo.