China: BC pode expandir banda de negociação do iuane

Expansão ocorrerá quando os fluxos de capital estiverem mais equilibrados, segundo Zhou Xiaochuan, presidente do Banco Popular da China

Xangai – A China vai expandir a banda de negociação do iuane frente ao dólar no momento oportuno, quando os fluxos de capital estiverem mais equilibrados, informou nesta segunda-feira o “Diário do Povo”, citando Zhou Xiaochuan, presidente do Banco Popular da China (PBOC, banco central chinês, na sigla em inglês).

A banda mais larga de negociação não vai estar ligada a uma direção particular da taxa de câmbio, informou o jornal, citando uma entrevista de Zhou. O presidente do PBOC disse, ainda, que a economia mundial enfrentará mais dificuldades e incertezas neste ano – e que a China precisará usar uma ampla gama de ferramentas para implementar uma política monetária prudente.

O governo da China também precisará evitar que os preços subam muito rapidamente e gerenciar as expectativas de inflação, informou a reportagem citando declarações de Zhou. As informações são da Dow Jones.