China apresenta queixa contra EUA por medidas antidumping

A queixa questiona o método dos EUA para determinar se há dumping em produtos vendidos no mercado interno americano por preços muito baixos

Genebra – A China apresentou nesta terça-feira uma queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC) por medidas antidumping adotadas pelos Estados Unidos contra alguns de seus produtos, informou a OMC.

A queixa, que coincide com o início da Conferência Ministerial da OMC em Bali, questiona o método da administração dos Estados Unidos para determinar se há dumping em produtos vendidos no mercado interno americano por preços muito baixos, destacou a OMC.

A China considera que os Estados Unidos, ignorando as regras da OMC, utilizam para avaliar se há dumping o método pelo qual o preço do produto importado é calculado segundo seu valor habitual nos Estados Unidos.

Os EUA já perderam diversos processos envolvendo este método de cálculo, que afirmam não empregar mais.

A China não citou os produtos afetados.

Segundo as regras da OMC, Washington tem agora 60 dias para tratar de resolver a disputa de maneira amistosa para evitar que o caso seja levado a um painel do órgão de soluções de conflitos da OMC.

Trata-se do 8º recurso apresentado pela China contra os Estados Unidos na OMC e o 4º desde o início de 2013.