Brent cai para US$85 após Goldman reduzir previsões

Goldman Sachs reduziu suas previsões de preços, por ampla oferta e demanda fraca

Londres – O petróleo Brent caiu para cerca de 85 dólares por barril nesta segunda-feira após o Goldman Sachs reduzir suas previsões de preços, por ampla oferta e demanda fraca, apesar de uma recuperação no crescimento econômico global.

O banco de investimento norte-americano disse em uma nota publicada no domingo que havia cortado sua previsão para o Brent para o primeiro trimestre de 2015 para 85 dólares por barril, ante 100 dólares da previsão anterior.

Já a projeção para o petróleo nos Estados Unidos foi reduzida para 75 dólares, ante 90 dólares da previsão anterior.

O banco disse que o Brent poderia cair para 80 dólares por barril no segundo trimestre de 2015, enquanto o petróleo nos EUA cairia para 70 dólares, com aumento da produção em países não integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) superando a demanda, incluindo a extração no Brasil.

O Brent para dezembro caía 0,95 dólar, para 85,18 dólares por barril, às 10h30 (horário de Brasília), enquanto o petróleo nos Estados Unidos para dezembro caía 0,71 dólar para 80,30 dólares por barril.

“O downgrade do Goldman Sachs reforça a perspectiva sombria”, disse Eugen Weinberg, chefe de pesquisa de commodities do Commerzbank, em Frankfurt.

“O pessimismo prevalece e o mercado ainda está no processo de tentar encontrar um novo piso.”