Dólar R$ 3,28 0,12%
Euro R$ 3,67 0,13%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa -0,05% 63.227 pts
Pontos 63.227
Variação -0,05%
Maior Alta 22,54% JBSS3
Maior Baixa -4,09% CYRE3
Última atualização 25/05/2017 - 17:21 FONTE

BC do Japão alerta que juros baixos podem semear nova crise

Segundo Haruhiko Kuroda, fusões e consolidações podem estar entre as opções para as instituições financeiras aumentarem a rentabilidade

Tóquio – O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, disse que a baixa lucratividade em instituições financeiras pode semear uma nova crise financeira, oferecendo seu alerta mais forte até agora sobre os deméritos do afrouxamento monetário agressivo que os principais bancos centrais buscam.

As fusões e consolidações podem estar entre as opções para as instituições financeiras aumentarem a rentabilidade, disse Kuroda em um apelo por passos mais ousados para lidar com o setor bancário regional do Japão.

Diante da inflação baixa e do fraco crescimento econômico, muitos bancos centrais como o Banco do Japão, o norte-americano Federal Reserve e o Banco Central Europeu (BCE) adotaram medidas não-convencionais de afrouxamento monetário desde a crise financeira global de 2008.

Embora as medidas sejam necessárias para reanimar o crescimento, a queda dos juros afetou os lucros das instituições financeiras ao reduzir suas margens, disse Kuroda.

“Um novo desafio surgiu sob a forma de baixa rentabilidade nas instituições financeiras”, disse Kuroda, acrescentando que o rápido crescimento no setor bancário sem regulação e novas tecnologias financeiras trazem grandes mudanças para o ambiente bancário global.

“Esses acontecimentos sugerem que um tipo diferente de crise financeira pode acontecer no futuro”, disse ele na quinta-feira em uma conferência.