BC da China diz que manterá política monetária prudente e neutra

No início do ano, o banco adotou uma postura de aperto monetário modesto para ajudar a reduzir o explosivo crescimento da dívida

Pequim – O banco central da China informou nesta terça-feira que continuará a implementar uma política monetária prudente e neutra e que manterá estável a liquidez do sistema financeiro do país.

O Banco do Povo da China adotou uma postura de aperto monetário modesto no início deste ano para ajudar a reduzir o explosivo crescimento da dívida, mas injetou liquidez substancial no mês passado para evitar uma crise de dinheiro no final do trimestre, disseram participantes.

O banco central usará várias ferramentas de política monetária para manter a liquidez estável e guiará um crescimento razoável na oferta de dinheiro, crédito e financiamento social, disse a autoridade monetária em comunicado resumindo a reunião do comitê de política monetária do segundo trimestre.

O banco central também afirmou que as operações econômicas e financeiras do país estão basicamente estáveis, mas que vai monitorar de perto das mudanças nos fluxos internacionais de capital.

A economia global está se recuperando gradualmente mas alguns emergentes ainda enfrentam desafios e existem “riscos e perigos escondidos” nos mercados financeiros internacionais, completou.