Banco dos Brics emprestará de US$ 2,5 bi a US$ 3 bi em 2017

Novo Banco de Desenvolvimento criado pelo grupo de países vai levantar fundos através da emissão de títulos denominados em rupias na Índia

Pequim – O banco de desenvolvimento criado pelos Brics terá como objetivo emprestar de 2,5 bilhões a 3 bilhões de dólares neste ano, disse seu presidente K.V. Kamath ao jornal estatal China Daily, quase o dobro da quantia que o banco emprestou no ano passado.

O Novo Banco de Desenvolvimento criado pelos Brics –Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul– vai levantar fundos através da emissão de títulos denominados em rupias na Índia, segundo o jornal, após a emissão de títulos denominados em iuan na China no ano passado.

De acordo com o China Daily, o banco aprovou sete projetos, disse Kamath, e aprova a iniciativa da China de abrir novas rotas terrestres e marítimas ao redor do mundo para produtos chineses.

“Nós vemos isso como algo que vai estimular claramente a atividade econômica na região e achamos que o programa terá sucesso”, disse Kamath.

O Novo Banco de Desenvolvimento foi criado em julho de 2014 com capital inicial autorizado de 100 bilhões de dólares. O banco foi oficialmente lançado um ano depois.