Banco dos Brics buscará financiamento com títulos em dólares

Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento disse esperar progresso em garantir uma classificação de investimento por uma agência de crédito neste ano

Xangai – O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) estabelecido pelos países dos Brics está considerando levantar dinheiro com a emissão de títulos denominados em dólares ainda este ano, disse o presidente, K.V. Kamath, nesta quinta-feira.

Falando com repórteres, Kamath disse esperar progresso em garantir uma classificação de investimento por uma agência de crédito internacional neste ano, permitindo que o banco acesse os mercados globais para financiamento em dólares “até o final do ano”.

Kamath disse que os líderes dos países dos Brics –Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul– indicaram que gostariam de ver títulos em moedas locais como meios de financiamento, além da emissão de bônus em dólares.

O NBD buscará a emissão de títulos em um ou dois países membros na segunda metade do ano, disse Kamath, acrescentando que o mercado indiano de títulos masala parece atrativo.

Kamath havia dito anteriormente que o NBD planeja angariar até 500 milhões de dólares via títulos masala, que são títulos denominados em rúpias vendidos fora da índia, na segunda metade de 2017.

Kamath também vê potencial em emitir títulos na Rússia e na África do Sul, dependendo das condições dos mercados.

O NBD emitiu 3 bilhões de iuanes (440,95 milhões de dólares) em títulos verdes no mercado interbancário da China no ano passado para apoiar o uso de energia limpa e renovável.