Dólar R$ 3,28 0,39%
Euro R$ 3,67 -0,12%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 0,95% 63.257 pts
Pontos 63.257
Variação 0,95%
Maior Alta 5,04% SMLE3
Maior Baixa -3,99% MRFG3
Última atualização 24/05/2017 - 17:20 FONTE

Apenas 5 países de fora da Opep aceitaram discutir cortes

A Opep deverá se reunir com produtores não membros em Viena na esperança de que eles também limitem a oferta

Londres/Dubai – Apenas cinco de 14 produtores de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) concordaram até o momento em se reunir com o grupo no sábado em negociações com o objetivo de ampliar um acordo para cortar produção, lançando dúvidas sobre se a Opep irá ou não cumprir os cortes totais que busca, disseram duas fontes do grupo.

A Opep, que concordou no último mês com seu primeiro corte de produção em oito anos para aumentar os preços, deverá se reunir com produtores não membros em Viena na esperança de que eles também limitem a oferta.

Atualmente, a Rússia disse que irá cortar 300 mil bpd, significando que outros produtores de fora do grupo terão de reduzir a mesma quantia para cumprirem a redução de 600 mil barris por dia que a Opep busca – metade da redução que o cartel está fazendo.

Algumas fontes da Opep familiarizadas com as discussões estavam razoavelmente seguras de que os produtores de fora do grupo iriam entregar os cortes esperados.

Outras fontes do grupo estavam céticas de que um compromisso para a quantia total seria feito agora.

Entre os 14 países de fora do grupo convidados para a reunião de sábado, somente Azerbaidjão, Cazaquistão, Omã, México e Rússia aceitaram.

Uma terceira fonte disse que promessas de corte que somam 500 mil barris por dia eram mais possíveis.