Acordo de leniência da Odebrecht atenua desafios, diz Fitch

Segundo a empresa, a conclusão do acordo deverá atenuar parcialmente os desafios da companhia para restabelecer suas operações

São Paulo – A agência de classificação de risco Fitch Ratings disse hoje que considera que o acordo de leniência da Odebrecht pode ser um passo importante para eliminar desafios relacionados às investigações da Operação Lava Jato.

Segundo a empresa, a conclusão do acordo deverá atenuar parcialmente os desafios da companhia para restabelecer suas operações.

Segundo a agência, o acordo de leniência é favorável para a Odebrecht no curto prazo, com a companhia podendo ser contratada pelo poder público.

O acordo também deve reduzir as restrições que a Odebrecht enfrenta na negociação com instituições de financiamento e clientes para novos projetos em potencial.

A Fitch disse, ainda, que continua preocupada com o ambiente operacional das empreiteiras brasileiras. Segundo a agência, essas empresas “ainda enfrentam dificuldades” e os clientes estrangeiros, com economias dependentes de exportações de petróleo, estão atrasando os pagamentos às empreiteiras brasileiras, apesar da alta recente dos preços da commodity para o patamar de US$ 50 por barril.