Ação do Fed e dólar forte trarão turbulências, diz mídia chinesa

Em reunião na última quarta-feira, o banco central dos Estados Unidos elevou suas taxas de juros em 0,25 ponto percentual

Xangai – A decisão do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, de elevar os juros provocará nova turbulência financeira e a “desordem” global está sendo alimentada com o fortalecimento do dólar diante de um ritmo acelerado de elevação dos juros, disse a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

A ação do Fed “inevitavelmente causará novas turbulências financeiras e piorará a situação dos países que dependem excessivamente do financiamento externo e não são capazes de pagar a dívida, especialmente os mercados emergentes”, disse a Xinhua nesta quinta-feira.

O iuane caiu para o nível mais fraco em oito anos e meio ante o dólar nesta quinta-feira, depois que o Fed elevou os juros em 0,25 ponto percentual e projetou mais aumentos do que o esperado anteriormente.

O vice-ministro das Finanças da China, Zhu Guangyao, disse neste mês em entrevista à imprensa que a alta dos jurossignificaria um aumento das saídas de capital em todos os mercados, incluindo a China.

A decisão do Fed veio logo depois que China relatou que suas reservas estrangeiras no final de novembro estavam no nível o mais baixo em quase seis anos.

No mês passado, o banco central chinês vendeu um valor líquido equivalente a 55,4 bilhões de dólares em moeda estrangeira, o maior desde janeiro.