Tabagismo vai matar 8 milhões por ano até 2030, diz OMS

Segundo estudo, o custo com o tabagismo supera amplamente as receitas globais com os impostos sobre o fumo

Genebra – O tabagismo custa à economia global mais de 1 trilhão de dólares por ano e matará um terço a mais de pessoas até 2030 do que agora, de acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos publicado nesta terça-feira.

O custo estimado supera amplamente as receitas globais com os impostos sobre o fumo, que a OMS colocou em cerca de 269 bilhões de dólares em 2013-2014.

“O número de mortes relacionadas ao tabaco deverá aumentar de cerca de 6 milhões de mortes para cerca de 8 milhões anualmente até 2030, sendo que mais de 80 por cento delas vão ocorrer em países de baixa e média renda”, disse o estudo.

Cerca de 80 por cento dos fumantes vivem nesses países, e embora a prevalência de tabagismo esteja caindo entre a população global, o número total de fumantes em todo o mundo está aumentando, disse.

Especialistas em saúde dizem que o uso do fumo é a maior causa evitável de morte globalmente.

“É responsável por… provavelmente mais de 1 trilhão de dólares em custos de saúde e perda de produtividade a cada ano”, disse o estudo, revisado por mais de 70 especialistas científicos.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. luiz carlos pauli

    ESSA NOTICIA É FARSA, PARA NÃO DIZER FRAUDE. Reparem na frase…”CIGARRO PODE MATAR 8 MILHOES”, agora percebam a FARSA…..evidente que fumante morre, ou fumante não deveria morrer? morrem 8 milhoes de fumantes, e também pode-se dizer que morrem 8 milhoes de NÃO FUMANTES, é exatamente a mesma coisa. Agora, vai ver a idade que morre um fumante? todos em idade vão a óbito já em idade geriatrica, resumindo o sujeito era para ter morrido mesmo. Perceberam a FARSA? cuidado, quem está por trás disso, são laboratórios farmarcêuticos, é um lobby violente e agressivo.