Rússia coloca 73 satélites em órbita com um único lançamento

O satélite Kanopouss é um satélite russo de observação da Terra, utilizado para detectar incêndios florestais ou para atualizar mapas topográficos

Um satélite de observação Kanopouss e 72 satélites menores foram colocados em órbita a partir do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão), anunciaram a agência espacial russa Roskosmos e o centro de pesquisa Glavkosmos.

“Em 14 de julho às 06H36 GMT (03H36 de Brasília), um foguete Soyuz-2.1A decolou com sucesso do cosmódromo de Baikonur (Cazquistão) levando um satélite de observação da Terra Kanopouss-V-IK e (outros) 72 satélites” menores, anunciou em um comunicado a Roscosmos.

Citado pelas agências de notícias russas, um porta-voz do centro de pesquisa russo Glavkosmos, encarregado de colocar os satélites em órbita, afirmou depois “que o último dos satélites da missão se separou do estágio superior às 14H41 GMT” (11H41 de Brasília), saudando o sucesso da missão.

Os satélites foram colocados em três órbitas diferentes.

“Pela primeira vez no mundo, se desenvolveu e se implementou uma missão tão complexa e importante”, ressaltou Glavkosmos.

O satélite Kanopouss é um satélite russo de observação da Terra, utilizado para detectar incêndios florestais ou para atualizar mapas topográficos.

Entre os outros 72 satélites, havia satélites japoneses, alemães e canadenses e 62 nanosatélites CubeSat, desenvolvidos nos Estados Unidos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s