Primeiros humanos modernos tiveram parentes neandertais próximos

Antepassado neandertal dos humanos pode ter vivido apenas quatro ou seis gerações antes

Os primeiros humanos modernos na Europa tiveram um antepassado neandertal que pode ter vivido apenas quatro ou seis gerações antes, publicou nesta segunda-feira (22) a revista britânica Nature.

A pesquisa, desenvolvida pela Escola Médica da Universidade de Harvard (Estados Unidos), chegou a essa conclusão após analisar o DNA do maxilar de restos mortais de um humano moderno encontrados em uma caverna no sudoeste da Romênia.

Ao comparar o material genético dos neandertais com o dos primeiros seres humanos, os cientistas obtiveram novas evidências que confirmam que as duas espécies coexistiram e que se cruzaram antes do que se pensava até agora.

Os humanos modernos se espalharam pelo continente europeu entre 45 mil e 35 mil anos atrás, enquanto os neandertais já estavam extintos. No entanto, lembram os pesquisadores, os primeiros seres humanos modernos na Europa, aqueles que não procediam da África, conservam em torno de 3% do DNA dos neandertais.

Por conta disso, é possível concluir que os primeiros humanos modernos se misturaram com os neandertais, mas ainda não se sabe onde e como isto ocorreu, disseram os cientistas.

Para este estudo, os pesquisadores extraíram informações genéticas de um grupo de fragmentos cranianos, chamado de “Oase 1”, que consiste em uma mandíbula que tem entre 37 mil e 42 mil anos. Segundo as análises, Oase 1 conserva entre 6% e 9,4% do DNA dos neandertais, mais do que qualquer outro humano moderno estudado até o momento.

A pesquisa também determinou que, do ponto de vista genético, Oase 1 tem mais similaridades com os atuais humanos na Ásia Oriental e com os nativos do continente americano do que com os europeus atuais.

Esta descoberta, somada às provas oferecidas pela arqueologia, sugere que Oase 1 fez parte de um grupo de humanos que se misturaram com os neandertais, mas que, no entanto, não contribuiu para o desenvolvimento dos europeus modernos.