Os vídeos feitos do espaço com a Terra em HD são incríveis

Uma empresa canadense, a UrtheCast, publicou vídeos em alta resolução da Terra em cores. Vídeos mostram três cidades ao redor do globo

São Paulo – Pela primeira vez, podemos ver vídeos em alta resolução e em cores da Terra gravados diretamente do espaço. As imagens foram capturadas por câmeras instaladas na Estação Espacial Internacional (ISS). Assista aos vídeos no final deste texto.

Três vídeos diferentes foram divulgados pela empresa UrtheCast. Eles mostram três cidades diferentes do planeta: Londres, Boston e Barcelona.

A UrtheCast trabalha com streaming de vídeos em alta resolução da Terra. Os vídeos divulgados servem como amostra do serviço que a empresa quer vender. Eles foram capturados por uma das tecnologias da UrtheCast, a câmera Iris.

A Iris fica virada em direção à Terra. Ela pode capturar vídeos de 60 a 90 segundos de duração, em cores e em resolução 4K. Isso resulta em uma imagem de um metro da largura, de acordo com a empresa.

A área capturada por um vídeo é de 5,5 km por 3,6 km. A altitude da visão é de 400 km.

O resultado é impressionante. É possível ver carros e caminhões passando pelas estradas e ruas. Também dá para acompanhar o trajeto de um barco no rio Tâmisa, em Londres.

Uma segunda câmera também já está instalada na parte externa da ISS. Ainda mais potente, a Theia é capaz de gerar imagens com 5 metros de resolução. Até 2017, a UrtheCast espera ter mais duas ferramentas diferentes no espaço.

A UrtheCast é uma empresa canadense e deve ser a primeira a oferecer acesso público a imagens de alta resolução da Terra. Até o início da próxima década, a empresa espera ter 16 câmeras em órbita ao redor da Terra.

A ideia é similar à que está sendo colocada em prática pela Skybox Imaging, empresa que foi comprada pelo Google por 500 milhões de dólares no ano passado.

Assista abaixo aos três vídeos da UrtheCast.

Londres:

Boston:

Barcelona: