Dólar R$ 3,27 -0,54%
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Novo planeta é descoberto no quintal da Terra

Ele é o mais próximo ao sistema solar a apenas quatro anos luz de distância, segundo a revista Nature

Londres – Astrônomos descobriram um novo planeta, o mais próximo ao sistema solar a apenas quatro anos luz de distância.

Pesquisadores dizem que o planeta fica perto demais de seu sol para que haja vida, com uma temperatura estimada na superfície de 1.200 graus Celsius. Mas estudos anteriores sugerem que quando um planeta é descoberto orbitando um sol, provavelmente existem outros no mesmo sistema.

O novo planeta do tamanho da Terra, anunciado na revista científica Nature pelos pesquisadores Stephane Udry e Xavier Dumusque, do Observatório de Genebra, orbita um dos sóis de Alpha Centauri, a 40 trilhões de quilômetros de distância.

“É uma descoberta histórica porque tem a massa muito baixa e é o nosso vizinho mais próximo”, disse Udry.

Comentando sobre a descoberta, o astrônomo da Universidade da Califórnia Greg Laughlin disse: “Esse é o nosso quintal, então encontrar esse planeta ali é simplesmente extraordinário”.

Desde a descoberta dos primeiros exoplanetas –os que ficam fora do sistema solar– no início dos anos 1990, mas de 800 foram descobertos, mas este é o mais próximo da Terra.