Internet espacial promete acelerar conexão na Terra

O custo total estimado do projeto é de 10 bilhões de dólares e os primeiros resultados devem aparecer em cinco anos, afirma Elon Musk

São Paulo – O bilionário sul-africano Elon Musk detalhou na última sexta-feira (16) seu ambicioso projeto para lançar uma internet espacial, abastecida por satélites, que promete acelerar a conexão na Terra e conectar planetas distantes, como Marte.

Musk participou de um evento da SpaceX em Seattle e concedeu entrevista a Bloomberg sobre o assunto. “A velocidade da luz é 40% mais rápida no vácuo do espaço do que na fibra”, disse Musk, explicando por que a internet de satélites funcionaria melhor do que em cabos.

O custo total estimado do projeto é de 10 bilhões de dólares e os primeiros resultados devem aparecer em cinco anos, segundo o empresário.

Mas a ideia de Musk não é se restringir à internet na Terra. “Será importante para Marte possuir uma rede de conexão global também”, diz o CEO da SpaceX, que já anunciou planos da empresa para construir uma colônia humana no Planeta Vermelho. “Acho que precisa ser feito, e eu não vejo ninguém fazendo.”