Nasa tenta inflar protótipo de estação espacial pela 2ª vez

Módulo experimental de tecido pode fornecer uma opção mais barata e mais segura de habitação para as equipes durante longas estadias no espaço

Cabo Carnaveral- Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional inflaram lentamente neste sábado um módulo experimental de tecido que pode fornecer uma opção mais barata e mais segura de habitação para as equipes durante longas estadias no espaço, mostrou a TV Nasa.

Uma primeira tentativa de desfraldar o módulo na quinta-feira falhou, provavelmente por causa do atrito nas camadas de tecido, espuma e revestimento externo reforçado do módulo, segundo a Nasa.

“É um processo de aprendizagem”, disse o comentarista da missão da Nasa Dan Huot.

“Tudo vai influenciar a concepção e operação de habitações expansíveis no futuro.” O protótipo, que foi levado à estação no mês passado, é a primeira habitação expansível que será testada por astronautas no espaço.

Projetado e construído pela empresa privada Bigelow Aerospace, o Módulo Atividade Bigelow expansível é muito menos dispendioso para o lançamento de que as habitações tradicionais de metal e pode também fornecer aos astronautas uma melhor proteção contra radiação.