NASA fotografa o Olho da África visto do espaço

Na imagem, é possível observar a estrutura Richat, conhecida como Olho da África ou Olho do Saara. Ela fica na Mauritânia, no continente africano

São Paulo – A NASA divulgou uma imagem que mostra uma formação rochosa com tons de cobre na África. A foto foi feita do espaço pelo astronauta holandês Andre Kuipers, que está a borda da Estação Espacial Internacional (ISS).

Na imagem, é possível observar a estrutura Richat, conhecida como Olho da África ou Olho do Saara. Ela fica na Mauritânia, no continente africano.

A formação geológica tem cerca de 50 km de diâmetro e tem chamado a atenção dos astronautas, já que ela só pode ser vista do espaço. Na fotografia, são as camadas rochosas que chamam mais a atenção.

A origem da estrutura permanece um mistério para os geólogos. Já houve suspeitas de que ela foi formada a partir do impacto de um asteroide. Porém, posteriormente, essa hipótese foi descartada por especialistas.

Kuipers conseguiu tirar a fotografia da estação que fica a cerca de 350 km da Terra, no dia 7 de março, de acordo com informações divulgadas pela ESA, a agência espacial europeia.

A atual tripulação da Expedição 30 da ISS é composta por seis astronautas: os russos Oleg Kononenko, Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin; o holandês André Kuipers, da Agência Espacial Europeia; e os americanos Donald Pettit e Daniel Burbank (comandante).