NASA abandona esforços para contatar robô ‘Spirit’ em Marte

Agência perdeu o contato com o robô há 14 meses; inverno marciano pode ter danificado o aparelho

Washington – A Nasa (agência espacial americana) abandonou nesta madrugada seus esforços para restabelecer a comunicação com seu robô explorador “Spirit”, preso nas areias de Marte e com o qual perdeu contato no ano passado.

“As avaliações feitas pelos engenheiros em meses recentes concluíram que existe pouca probabilidade de recuperação das comunicações com Spirit”, indicou um comunicado da Nasa.

A equipe dos engenheiros do Laboratório de Propulsão da NASA perdeu o contato há quase 14 meses e acredita que o inverno marciano danificou os componentes internos e as conexões elétricas. No interior do aparelho as temperaturas caíam a menos de 20 graus abaixo de zero (Celsius).

A última comunicação de “Spirit” com a Terra ocorreu em 22 de março de 2010.

Os técnicos da agência espacial achavam que a melhor oportunidade para recuperar o contato com “Spirit” ocorreria em março deste ano no solstício do hemisfério sul de Marte, mas as chamadas por rádio não receberam resposta.

“Com energia insuficiente para o funcionamento de seus aquecedores é provável que as temperaturas no interior do aparelho explorador fossem mais baixas no ano passado que durante qualquer um de seus outros seis invernos em Marte”, assinalou o comunicado da Nasa.

O “Spirit” deixou a Terra em junho de 2003 transportado por um foguete Delta 2, e desceu em Marte, amortecido por bolsas de ar, em janeiro de 2004.