Missão de sonda Rosetta é finalizada com sucesso

Este é o final da missão Rosetta, que começou em 2 de março de 2004, e percorreu 6,4 bilhões de quilômetros até chegar ao cometa em agosto de 2014

Darmstadt - A Agência <a href="http://www.exame.com.br/topicos/espaco"><strong>Espacial </strong></a>Europeia (ESA) informou nesta sexta-feira desde seu centro de controle de operações que a sonda Rosetta deixou de mandar sinal e que concluiu a <a href="http://www.exame.com.br/topicos/espaconaves"><strong>missão </strong></a>com sucesso.</p>

Previamente, Rosetta tocou a superfície do cometa 67P Churyumov-Gerasimenko a uma velocidade de 3,2 km/h e mandou dados durante 40 minutos.

Este é o final da missão Rosetta, que começou em 2 de março de 2004, e percorreu 6,4 bilhões de quilômetros até chegar ao cometa em agosto de 2014.

A sonda Rosetta não foi projetada para ser desligada e por isso foi um desafio para a equipe de controle de voo forçá-la a entrar em um modo especial que foi usado nos testes na Terra há mais de uma década, segundo a ESA.

Isso acabou sendo possível mediante o uso de um software que foi carregado ontem e que permitiu que Rosetta se desligasse e parasse de mandar sinal de enviar sinal quando tocou a superfície do cometa.