Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Marinha americana usará água como combustível em navios

Nova técnica desenvolvida em parceria com pesquisadores usa água do mar para a extração de combustível para navios e aviões

São Paulo – A Marinha americana e pesquisadores dos Estados Unidos criaram uma nova maneira de produzir combustível. Ao invés de usar o petróleo como fonte, os cientistas usaram água do mar. Graças à nova tecnologia, a Marinha dos Estados Unidos prevê diminuição no fluxo de transporte do combustível, além da queda da dependência do petróleo.

Com a nova técnica, os cientistas usaram água do mar para extrair dióxido de carbono e hidrogênio em estado gasoso. Com os gases é fabricado então o hidrocarboneto líquido (mesmo tipo de composto encontrado em combustíveis como a gasolina), que é a substância que é usada como combustível. A Marinha não forneceu mais informações sobre o processo de conversão da água em combustível.

De acordo com os pesquisadores, usando esse processo se chega a um combustível que não tem aspecto nem cheiro muito diferentes em comparação com o líquido que vem do petróleo.

“Se você não quer ter de desenvolver novas engenharias para todo navio, todo tipo de motor, todo avião, então temos que usar um substituto que pareça, cheire e essencialmente seja o mesmo que qualquer tipo de combustível derivado de petróleo”, afirmou Philip Collum, Vice-Almirante da Marinha dos EUA à AFP.

A expectativa da Marinha americana é que em dez anos os seus navios de batalha sejam capazes de gerar o próprio combustível usando água do mar. Isso acabaria com a dependência do petróleo. Também evitaria que navios precisassem se retirar de posições chave de batalha para ter acesso ao combustível. Hoje, a Marinha dos EUA usa 15 navios apenas para transporte de combustível até os barcos estacionados.

A nova técnica está sendo vista pelos pesquisadores como um grande avanço. Espera-se que o combustível seja usado não somente para alimentar navios, mas também aviões. Os cientistas fizeram o primeiro teste do combustível em um pequeno avião modelo usando motor à combustão.