Lançamento da SpaceX rumo à ISS é adiada

Lançamento da cápsula Dragon, da SpaceX, em 5ª missão de abastecimento à Estação Espacial Internacional, foi adiado para 6 de janeiro

Washington – O lançamento da cápsula Dragon, da empresa americana SpaceX, em sua quinta missão de abastecimento à Estação Espacial Internacional (ISS), foi adiado para 6 de janeiro, no mais tardar, anunciaram nesta quinta-feira a SpaceX e a NASA.

A viagem estava prevista para a sexta-feira, mas o adiamento permitirá aos engenheiros da empresa analisar com mais calma anomalias registradas durante testes feitos na terça-feira no foguete Falcon 9, destacou o comunicado.

Logo após o lançamento, a empresa aeroespacial privada tentará fazer seu primeiro pouso de precisão. A ideia é pousar o foguete, que leva a cápsula, em uma plataforma de 10 metros no oceano Atlântico.

Há dois anos, a SpaceX trabalha no desenvolvimento de tecnologias que permitam recuperar o primeiro estágio de seus foguetes para reduzir significativamente os custos dos lançamentos. Até agora, conseguiu pousar suavemente o Falcon em setembro de 2013 e duas vezes este ano, mas fazê-lo sobre uma plataforma flutuante é um desafio maior.

Se for confirmado, o lançamento de 6 de janeiro será realizado às 11H18 GMT (09H18 de Brasília), de Cabo Cañaveral.

A nave levará à ISS 1,6 tonelada de material, suprimentos e experimentos científicos.