Batata frita pode ser mais benéfica que a cozida, diz estudo

Segundo uma pesquisa da Universidade de Granada, na Espanha, a batata, se frita da forma correta, é mais benéfica do que a versão cozida

Para alegria geral, a ciência voltou a encontrar benefícios surpreendentes em comidas demonizadas pelos defensores da alimentação saudável. E a hora chegou: as incríveis, crocantes e douradas batatas fritas estão oficialmente redimidas.

Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que vegetais fritos podem trazer mais vantagens para o corpo do que quando são cozidos – desde que a fritura seja feita em azeite extra virgem.

A universidade espanhola estava estudando a famosa Dieta Mediterrânea, que já foi associada a prevenção de doenças degenerativas por ser rica em antioxidantes.

A alimentação típica da região é rica em vegetais frescos e azeite extra virgem – que, segundo os pesquisadores, não só contém vitaminas C, E e betacarotenos, mas também outro grupo de antioxidantes chamados de fenóis.

Vegetais crus como batata, abóbora, berinjela e tomate são cheios de fenóis, mas os pesquisadores queriam descobrir se esses antioxidantes se perdiam quando os alimentos passavam por algum processo de cozimento.

Aí testaram formas diferentes de preparar os alimentos: fritar mergulhando em azeite extra virgem, cozinhar em água, cozinhar em água com óleo e saltear.

O que eles descobriram é que a quantidade de fenóis não muda muito quando a batata e os outros vegetais são cozidos. Mas, quando passam pelo azeite extra-virgem, que também é rico em fenóis, esses compostos são transferidos para a comida – aí a quantidade de fenóis dá um salto.

As calorias e gorduras dos alimentos, é claro, também aumentaram. Mas os pesquisadores acreditam que os resultados desafiam a ideia corrente de que toda fritura é ruim: não só a quantidade de fenóis aumentou mais que em qualquer outro método de preparo, mas o potencial antioxidativo desses compostos foi mantido. Ou seja: batata frita em azeite extra virgem demonstrou um potencial maior em prevenir câncer, diabetes e outras doenças degenerativas do que a versão cozida.

Vale lembrar que os benefícios extras da batata frita observados na pesquisa vinham de um cenário bem específico. Primeiro, os fenóis transferidos para a comida vinham do do tipo mais nobre de azeite, que é obviamente mais caro e não se encontra a cada esquina. Em segundo lugar, as batatas e os demais vegetais da pesquisa estavam frescos antes de fritar, ao contrário das batatas congeladas que vemos lanchonetes afora.

Nada impossível de fazer, mas não tão simples quanto entrar na fila do McDonalds. Batata frita pode ser mais saudável sim – mas não sem um toque de gourmetização.

Este conteúdo foi originalmente publicado na Superinteressante.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Mauricio Raposo de Medeiros

    Mas ao se aquecer o azeite extra virgem,ele não muda de configuração estrutural química e passa a ser azeite normal? afinal a diferença entre eles fica no ph e no fato do extra virgem não ter recebido calor para extração.

    1. Pedro Evandro Montini

      Eu sempre soube que, ao aquecer o azeite extra-virgem, ele perde muitas das suas propriedades benéficas, ao mesmo tempo em que pode ser nocivo à saúde, assim como o azeite comum. A única exceção quanto à isso seria o óleo de coco, que mesmo depois de aquecido, continua sendo saudável.

    2. Gusta Vest Med

      Mauricio, a diferença entre os azeites está nas moléculas constituintes de ácidos graxos e o número de insaturações em suas cadeias, para que essas ligações insaturadas sejam quebradas (tornando-se saturadas) é preciso que haja reagentes (hidrogênio para fazer ligação com o carbono), ou seja, não, temperatura alta não muda a configuração do azeito, porém, se usados muitas vezes, a oxidação do óleo se dá devido a reação com oxigênio e resíduos do alimento frito anteriormente.
      Pedro, o porquê do óleo de coco não perder suas propriedades após uma fritura é devido à sua constituição, sendo a maior parte de ácidos graxos saturados.

  2. Sempre vem uma novidade detonando mitos!

    Não demora muito para ser revelada alguma pesquisa dizendo que taxa de colesterol alta é sinônimo de vida longa!

    É que uma única dose de cianureto é um excelente acabar com hipertensão…. leva a zero!

    Eu adoro essas revelações, hoje eu tomo cerveja, vinho e whisk, Como ovo e chocolate e tomo muito café sem qualquer remorso

    Olha a revelação

    vegetais fritos podem trazer mais vantagens para o corpo do que quando são cozidos – desde que a fritura seja feita em azeite extra virgem.

    Com certeza isso é pesquisa comprada pelo produtores de azeite espanhóis !

  3. Usar um azeite nobre para fritar batatas frescas cortadas poucos minutos antes…
    Que trabalho difícil desses cientistas, acabei de escolher minha profissão😁