Encontrados ovos de dinossauro em canteiro de obras na China

Um ninho com 43 ovos foram encontrados em Heyuan, cidade que detém o recorde mundial de maior quantidade de ovos de dinossauro

A cidade chinesa que detém o recorde mundial de reunir a maior quantidade de ovos de dinossauro do mundo adicionou mais alguns à sua coleção, após a escavação de dúzias de novos exemplares em um canteiro de obras, noticiou a imprensa estatal.

Um ninho com 43 ovos de dinossauro fossilizados foi encontrado na cidade de Heyuan, na província de Guangdong (sul da China), noticiou a agência Xinhua.

Dezenove destes ovos estavam intactos, mas ainda é um mistério a que espécies pertenciam, explicou na segunda-feira à agência Du Yanli, curador do museu de dinossauros da cidade.

“Estes ovos são grandes em tamanho e um tinha até 13 centímetros de diâmetro”, afirmou Du.

Todos os ovos, encontrados no domingo, foram enviados para o museu para preservação e novas pesquisas.

Cerca de 17.000 ovos de dinossauros foram encontrados em Heyuan desde 1996, quando um grupo de crianças que brincava em um canteiro de obras encontrou alguns fósseis, segundo a Xinhua.

O museu é reconhecido pelo Livro dos Recordes pela coleção de 10.008 fósseis de ovos de dinossauros, a maior do mundo.

Segundo o site do Guiness, todos os ovos são do Cretáceo tardio (89 a 65 milhões de anos atrás). Entre eles, há exemplares de ovirraptores (ladrões de ovos) e de hadrossauros (dinossauros que tinham bico similar ao de pato).