Elon Musk revela nave que será usada para colonizar Marte

Em vídeo divulgado hoje, a empresa privada de Elon Musk mostrou como será seu sistema de transporte interplanetário para ser usado na colonização de Marte

São Paulo – A espera acabou. A SpaceX, empresa privada de voos espaciais, mostrou hoje o seu sistema de transporte interplanetário. Além do vídeo, Elon Musk, CEO visionário da empresa, falou para um público durante uma conferência em Guadalajara, no México, sobre como enviar seres humanos para Marte.

Em um vídeo, a empresa mostra um foguete – que parece ser o novo BFR (chamado informalmente por Musk de Big “Fucking” Rocket) da SpaceX – e uma nave espacial que lembra o BFS (Big “Fucking” Spaceship), outro veículo da SpaceX. Eles são lançados a partir da mesma estrutura utilizada pelo Apollo 11, localizada em Cabo Canaveral, na Flórida.

O site The Verge informa que o Raptor, a próxima geração de motores da SpaceX, tem força de empuxo de 500 mil libras. Na apresentação no México, Elon Musk afirmou que o sistema interplanetário de transporte deve usar 51 motores do tipo Raptor.

Depois de ultrapassar a atmosfera da Terra e chegar ao espaço, a nave espacial permanece em órbita enquanto o foguete retorna para a base de lançamento. Aparentemente, o sistema será similar ao utilizado pelo Falcon 9, o foguete reutilizável da SpaceX. Até agora, a empresa já conseguiu pousar seis desses foguetes – dois em terra firme e quatro no oceano.

O vídeo ainda mostra que o mesmo foguete recebe um tanque extra de combustível e é enviado novamente para o espaço. Lá, ele se acopla à nave espacial e a reabastece ainda em órbita. Depois, o foguete retorna à Terra, enquanto a nave começa sua jornada pelo sistema solar.

Durante a viagem, o BFS aparece com dois painéis solares capazes de gerar 200 kW de potência. O vídeo também revela que a nave espacial irá viajar a uma velocidade de quase 100 mil quilômetros por hora.

Ao entrar na atmosfera de Marte, o exterior da nave irá aquecer a mais de 1.700 graus Celcius, segundo o vídeo. Para pousar, ela irá usar uma propulsão retro supersônica.

No final, o vídeo mostra astronautas saindo da nave e explorando Marte. No entanto, ele não explica como eles sobreviverão ao meio ambiente hostil do planeta.

Veja todo o esquema, desde o lançamento até o pouso, no vídeo (em inglês) abaixo: